HISTÓRIA DO CARNAVAL

 

O CARNAVAL NASCEU NO BRASIL POR VOLTA DO SÉCULO XVII, DE NACIONALIDADE EUROPÉIA CHEGOU AO BRASIL COM TODA A SUA POMPA, VEIO DESTACANDO OS BAILES DE MÁSCARAS E FANTASIAS QUE ACONTECIAM NA FRANÇA E ITÁLIA. TROUXE COM ELE O FAMOSO CASAL: COLOMBINA E PIERRÔ E TAMBÉM UMA FORTE PRESENÇA: O REI MOMO QUE É DESTAQUE ATÉ HOJE.  O CARNAVAL É CONSIDERADO UMA DAS FESTAS MAIS POPULARES E REPRESENTATIVAS DO MUNDO. NO BRASIL O CARNAVAL ERA FESTEJADO DE MANEIRA IRREVERENTE E ENGRAÇADA. AS PESSOAS JOGAVAM UMAS NAS OUTRAS: ÁGUA, OVO E FARINHA.  FOI NO FINAL DO SÉCULO XIX QUE O CARNAVAL DE RUA COMEÇOU A CRESCER, DANDO ORIGEM AOS PRIMEIROS BLOCOS, CORSOS E CORDÕES, QUE FOI SE POPULARIZAR NO COMEÇO DO SÉCULO XX QUE CHEGOU TRAZENDO AS MARCHINHAS QUE ANIMAVAM AS FESTAS. A CRIATIVIDADE FOI TAMANHA, AS PESSOAS DECORAVAM OS SEUS CARROS TRAJAVAM FANTASIAS E JUNTAS SAÍAM PELAS RUAS. DANDO ORIGEM AOS CARROS CARNAVALESCOS.

E COMO NÃO FALAR DAS FAMOSAS MARCHINHAS QUE SÃO FORTEMENTE TOCADAS NOS BLOCOS DE RUA, NOS CLUBES E FESTAS, SÃO ELAS: ALLAH- LÁ- Ô, (Haroldo Lobo-Nássara, 1940),   CACHAÇA ( Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953),AURORA ( MARIO LAGO- ROBERTO ROBERTI, 1940), CABELEIRA DO ZEZÉ (JOÃO ROBERTO KELLY- ROBERTO FAISSAL, 1963), ABRE ALAS ( CHIQUINHA GONZAGA,  1899),  A JARDINEIRA ( BENEDITO LACERDA-HUMBERTO PORTO, 1938), Ô BALANCÊ  ( BRAGUINHA-ALBERTO RIBEIRO, 1936),LINDA MORENA ( LAMARTINE BABO, 1932),MAMÃE EU QUERO (JARARACA-VICENTE PAIVA, 1936),O TEU CABELO NÃO NEGA( LAMARTINE BABO- IRMÃOS VALENÇA,1931),ME DÁ UM DINHEIRO AÍ( IVAN FERREIRA-HOMERRO FERREIRA- GLAUCO FERREIRA, 1959),E SACA- ROLHA( ZÉ DA ZILDA-ZILDA DO ZÉ-WALDIR MACHADO, 1953) TORNARAM-SE IMORTAIS E INESQUECÍVEIS.

ASSIM COMO AS MARCHINHAS O CARNAVAL GANHAVA TAMBÉM UM NOVO RITMO, QUE TRATARIA DE ALGO MAIS INTENSO, QUE RETRATARIA A VIDA, A CULTURA, O COTIDIANO E A HISTÓRIA, GANHAVA: O SAMBA ENREDO.

O SAMBA NASCEU EM 1930 DA MISTURA DE ESTILOS MUSICAIS DA ÁFRICA E DO BRASIL E É TOCADO COM: TIMBAU, TAMBORES, SURDOS E SÃO GERALMENTE ACOMPANHADOS POR VIOLÃO E CAVAQUINHO. 

O SAMBA ENREDO NÃO SERIA COMPLETO SE NÃO FOSSE PELA ILUSTRE BELEZA, HARMONIA, FANTASIA, A SUA FABRICA DE SONHOS: AS ESCOLAS DE SAMBA.

FOI NO DIA 18 DE AGOSTO DE 1928 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO QUE: Nilton Bastos, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros.  FUNDAVAM A DEIXA FALAR QUE LOGO DEPOIS VIRIA A SER CHAMADA DE ESTÁCIO DE SÁ COM SUAS CORES DE ORIGEM: O VERMELHO E BRANCO.

O TERMO ESCOLA DE SAMBA É DE ORIGEM A: (ESCOLA DE AULA) QUE HAVIA NA RUA ESTÁCIO, AONDE A ESCOLA DEIXA FALAR FUNCIONAVA. A DEIXA FALAR FEZ SEU PRIMEIRO DESFILE NO ANO DE 1929 E COM O SEU CRESCIMENTO ORIGINOU AO SURGIMENTO DAS DEMAIS ESCOLAS COMO: CADA ANO SAI MELHOR (ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA), VAI COMO PODE (PORTELA), E VIZINHA FALADEIRA. ESTAS FORAM AS PRIMEIRAS ESCOLAS DO RIO. NÃO TINHAM A RIQUEZA, A BELEZA, O NÚMERO DE COMPONENTES, OS TÍTULOS, E AS RAINHAS DE BATERIA, MAIS TINHAM O MAIS IMPORTANTE: A ALEGRIA DE VIVER, DE SE DIVERTIR DE VEREM O NASCER DO DIA SATISFEITOS COM A NOITE DE FOLIA.

HOJE O CARNAVAL CONTINUA MANTENDO SUAS RAIZES, MESMO O BRASIL SENDO UM PAÍS DE RITMOS, SONS E COSTUMES DIFERENCIADOS.  ALEGRO-ME EM SABER QUE: O PIERRÔ CONTINUA APAIXONADO PELA COLOMBINA, O REI MOMO DESFILA COM SUAS FORMAS VOLUMPTUOSAS TODO POMPOSO ACENANDO PELAS RUAS, OS BLOCOS VÃO CONTAGIANDO E ENVOLVENDO QUANDO PASSAM, E QUE O SOM DO CORDÃO DO BOLA PRETA FEZ O GALO  CANTAR MAIS CEDO.

CARNAVAL É = MISTURA DE CULTURA, RITMOS E SONS……

 

TEXTO POR:

VANESSA BASTOS.